AACI presta apoio à vacinação contra a Covid-19 no Dia Mundial da Imunização

Neste dia, 9 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Imunização. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância da vacinação para o controle de certas doenças.
O Ministério da Saúde do Brasil, como forma de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que define os calendários de vacinação, considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas.
De acordo com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde: “A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves”. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado, como a difteria, o tétano, a paralisia infantil, o sarampo, a caxumba e a rubéola, estão controladas no Brasil.
No Dia da Imunização, a AACI presta o seu apoio à vacinação contra a Covid-19. As vacinas contra essa doença atuam na prevenção, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico, portanto, reduzindo a possibilidade de infecção e, caso essa ocorra, evitando a sua evolução para quadros mais graves.
De acordo com dados do portal G1, até o último dia 08 de junho, 11% da população brasileira recebeu duas doses da vacina contra a Covid-19. No Ceará, 21,54% da população foi vacinada. A imunização do público em geral, de 59 a 18 anos, começou no domingo (06/06) e já foi divulgado o calendário com os convocados para a vacinação até o dia 18 de junho.
É importante salientar que para se vacinar contra a Covid-19 é necessário fazer o cadastro de vacinação na ferramenta Saúde Digital, do governo do Estado (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).
Para mais informações sobre o PNI, acesse: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/o-que-e.html
Para ver a lista de agendados para a vacinação em Fortaleza: https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-vacinacao-d1.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *