Associado apresenta artigo em conferência acadêmica realizada no México


O artigo científico com foco na corrupção nas cadeias de suprimentos foi apresentado no evento “Academia contra La Corrupción em las Américas” (ACA).



0
42
O associado da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI), Marcelo de Sousa Monteiro, participou da 2ª edição do evento  Academia contra La Corrupción  em las Américas, realizado no último sábado (08/06), em Monterrey, no México, onde apresentou o artigo científico com o título “Challenges for sustainable supply chain management: When stakeholder collaboration becomes conducive to corruption”, em tradução nossa, “Os desafios para o gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos: quando a colaboração das partes interessadas se torna propícia à corrupção”.
O estudo possui base na literatura sobre a gestão sustentável da cadeia de suprimentos e corrupção e foi elaborado em parceria com os pesquisadores José Milton de Sousa Filho e Fernando Luiz Emerenciano Viana, professores do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Bruno Silvestre, professor da Asper School of Business, na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá.
O evento que é organizado pela professora Bonnie Palifka, da Escuela de Gobierno y Transformación Pública, do Tecnológico de Monterrey (México), possui como objetivos: Enriquecer e promover pesquisas multidisciplinares sobre corrupção e combate à corrupção nas Américas; Promover a inclusão de cursos ou subtemas de corrupção em programas universitários, em sessões especiais sobre o ensino do combate à corrupção;  Criar uma rede de pesquisa e ensino nas Américas, semelhante à Rede Interdisciplinar de Pesquisa em Corrupção.
Marcelo Monteiro e a professora Bonnie Palifka.
A pesquisa apresentada pelo associado é conhecida por sua publicação na revista internacional Journal of Cleaner Production, da editora Elsevier, e utiliza informações secundárias obtidas a partir de fatos ocorridos no Brasil. “Especificamente, analisamos os casos referentes às operações ‘Carne Fraca’, ‘Carne Fria’ e o ‘Caso JBS’, todos amplamente divulgados pela imprensa nacional no primeiro semestre de 2017”, afirma Marcelo.
Apresentação de Marcelo Monteiro.
Como resultado, a pesquisa apresenta quatro contribuições para a teoria, para a definição de políticas e para a prática. Resumidamente, pode-se dizer que preenche uma lacuna importante na literatura, avança na literatura sobre gestão sustentável da cadeia de suprimentos, sugere que a corrupção pode estar embutida em certos tipos de relacionamentos da cadeia de suprimentos, além de identificar implicações para a prática da gestão da cadeia de suprimentos e fornecer inspiração para os formuladores de políticas e reguladores.
Para visualizar o artigo, acesse o portal da Editora Elsevier: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652618314665
Para informações sobre a conferência, acesse: https://www.transparenciayanticorrupcion.mx/aca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here