Associado da AACI publica artigo sobre transparência em revista do TCE-CE




0
8
O associado Carlos Rubens Moreira da Silva publicou artigo na Revista Controle – Doutrina e Artigos, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O trabalho foi publicado neste mês de maio e visa discutir como a transparência se encaixa dentro das controladorias e o seu papel diante da sociedade.
A pesquisa que possui por título “O papel das controladorias na transparência das informações: seu contexto e atuação dentro do poder público”, foi elaborada em parceria com Luis Borges Gouveia, que é professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa, doutor em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, e mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Universidade do Porto (Feup).
O artigo tem o principal objetivo de demonstrar que as controladorias são os órgãos mais indicados para alojar e gerir os portais da transparência. Pois, como órgãos de controle que são, é mais plausível que uma ferramenta destinada à fiscalização, fique sob sua tutela.
Como resultado da investigação o estudo conclui que as controladorias, como órgãos centrais de controle, que englobam os controles interno e social, são, por excelência, os entes da administração pública mais capacitados a manter e centralizar as informações relacionadas à transparência e divulgá-las, cuidando, também, da segurança dessas informações.
O Associado responsável por este estudo atua como auditor de controle interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), é doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), localizada no Porto, em Portugal, é Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para que um artigo possa ser publicado na Revista Controle, ele deve abordar assuntos relacionados às áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Finanças Públicas, Controle Externo, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Licitações e Contratos, Políticas Públicas, Processo Administrativo, Contabilidade Pública, Auditoria Operacional, de Gestão e de Processos e temas afins.
Para mais informações e ter acesso ao artigo, clique no seguinte link: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/issue/view/30

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here