Associados da AACI realizam palestras durante a XX Semana Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio do Ceará




0
15
Auditório Estácio do Ceará, unidade Parangaba.
Os associados da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI), Marconi Lemos e Carlos Eduardo Lopes, participaram nesta segunda-feira (29/10), da Semana Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio do Ceará, onde proferiram palestras participando do painel: “Oportunidades da Auditoria Contábil Empresarial e Auditoria Governamental no Estado do Ceará”.
Aluna Leilane Santos (Autoria da foto: Elayne Cristina).
Os alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição, associados da AACI e demais participantes do evento, prestigiaram as palestras que ocorreram nas unidades Moreira Campos e Parangaba, do Centro Universitário. Para a aluna do 6º semestre, Leilane Santos Alves (21), “A Semana Acadêmica é de grande importância tanto para a integração dos alunos, assim como para mostrar a importância da contabilidade para os formandos, para uma melhor consciência ao entrar no mercado de trabalho”, explanou.
Aluno Marcos Wesley (Autoria da foto: Elayne Cristina).
O aluno do 5º semestre, Marcos Wesley (24), afirmou que o evento é “de grande enriquecimento intelectual, curricular e acadêmico, para todos os participantes, pois a cada palestra os alunos podem ter uma perspectiva em relação a sua própria visão de futuro no mercado de trabalho”.
O evento que se encontra em sua 20ª edição, tem por tema “Auditoria Contabil: Oportunidades e Desafios no Contexto Brasileiro” e conta com diversas palestras e painéis. Marconi Lemos, secretário adjunto da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), ministrou a palestra na unidade Parangaba e elucidou sobre a ocasião: “É uma oportunidade de mostrar as experiências da carreira na CGE, podemos compartilhar com os universitários as boas práticas existentes no trabalho e acredito que eventos desta natureza são importantes para divulgar a profissão e esclarecer as atividades”, afirmou.
Marconi Lemos (Foto: arquivo AACI).
Na oportunidade explanou ainda sobre o Programa de Integridade, que tem o objetivo de fortalecer o ambiente de integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, com a implementação de instrumentos, processos e estruturas baseados em boas práticas de governança. “É um programa que está na fase piloto, mas temos como um dos grandes projetos para a Controladoria em 2019. Acreditamos no potencial do programa, que trabalhará com a gestão de riscos, código de ética, ouvidoria, transparência, enfim, todas as boas práticas que uma organização precisa ter”.
Na ocasião, também participou do painel, realizado na unidade Parangaba, o auditor da BDO Brazil, Tiago Bezerra, que demonstrou a perspectiva da auditoria no âmbito privado.
Já o auditor da CGE, Carlos Eduardo, palestrou na unidade Moreira Campos, juntamente com o Professor Humberto Oriá. O associado afirmou que “é muito importante participar mais uma vez da Semana Acadêmica de Contabilidade da Estácio, pois é a chance de passar para o meio acadêmico as oportunidades na auditoria governamental. Em especial também o painel com o Professor Humberto Oriá, que passou aos alunos a auditoria contábil e a auditoria interna no âmbito empresarial”.
Carlos Eduardo. (Foto: reprodução/CGE).
Carlos Eduardo ainda estará presente hoje (30/10), na unidade Centro, às 19 horas, onde realizará sua última palestra no evento, que encerrará ainda neste dia.
Durante a Semana Acadêmica, a CGE disponibiliza equipes de ouvidoria e auditoria para fomentar a cultura do controle social nas universidades e apresentar o papel do Controle Interno (CI), na gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here