Associados marcam presença na 48ª edição do Fórum Permanente de Controle Interno




0
9
Na última quinta-feira, 26 de agosto, ocorreu a 48ª edição do Fórum Permanente de Controle Interno. O evento, que foi promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), teve como tema a “Construção do Diagnóstico de Integridade das Estatais” e contou com a presença de associados da AACI.
A Diretora de Desenvolvimento Institucional da AACI, Wladis Pinheiro, esteve presente no evento que abordou o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual. De acordo com a associada, o Programa possui a finalidade de fortalecer e direcionar as instituições públicas para o alcance de seus objetivos estratégicos e para a entrega dos resultados esperados pela população de forma eficiente.
Segundo o portal da CGE, a implementação do Programa já foi iniciada em 11 órgãos públicos do Estado. O Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual foi instituído pela Lei nº 16.717, de 21 de dezembro de 2018. De acordo com a Lei, a participação no Programa deve ser obrigatória.
Durante o evento, o associado da AACI, Marcelo Monteiro, coordenador de Controladoria da CGE, expôs a proposta do Diagnóstico de Integridade das Estatais. O documento, construído pela equipe da Célula de Harmonização e Orientação da CGE, busca aferir o nível de integridade das empresas estatais do Poder Executivo do Estado do Ceará.
O Programa de Integridade possui cinco etapas de implementação: a assinatura do termo de compromisso; a constituição formal do comitê de integridade; a aplicação do diagnóstico de integridade; o plano de integridade, com elaboração, validação e implementação; e o monitoramento contínuo, realizado pelo órgão/entidade e pela CGE. Sistematizar Práticas de Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance, nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, faz parte da sua finalidade.
O Fórum Permanente de Controle Interno ocorreu por meio de plataforma on-line e contou ainda com a participação do secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, e de técnicos das estatais que atuam em diversas áreas, principalmente o Controle Interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here