Associados marcam presença no 47º Fórum Permanente de Controle Interno

O 47º Fórum Permanente de Controle Interno ocorreu nesta quarta-feira, (17/03), em ambiente virtual, com o tema “Contas de Gestão 2020”. O evento, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), teve o objetivo de aprimorar a qualidade e a regularidade do processo de prestação de contas de gestão, a partir da troca de informações com os órgãos acerca, dos temas e procedimentos objeto de atuação da CGE.
Diversos associados da AACI participaram do Fórum, que também contou com a presença do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e teve como público alvo servidores públicos atuantes nas Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria, ouvidores setoriais, além de profissionais atuantes nas áreas administrativo-financeira, desenvolvimento institucional, planejamento, e jurídica dos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo do Estado.
A programação foi composta pela apresentação do Sistema Ágora, por meio da representante do TCE, Luciana Queiroz; por um painel com informações para elaboração do RCI-Gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo, apresentado pelos associados, e auditores da CGE, Marcelo Monteiro e Marcos Nagaki; e pela análise das trilhas de auditoria, com as também associadas e auditoras, Ana Luiza e Emiliana Leite.
O associado Ítalo Brígido, falou um pouco sobre a participação no Fórum: “O tema Contas de Gestão 2020 é importante por se tratar de um processo que a CGE atua muito fortemente no seu papel legal de auditar e certificar as contas dos gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo, mas também no papel de orientação e auxílio no processo de prestar contas. Também foi de grande importância a participação do TCE, apresentando o Sistema Ágora, onde as prestações de contas são preenchidas, assim como de áreas programáticas da CGE que atuam nesse processo, as Coordenadorias de Controladoria e de Auditoria Interna”.
Conforme o portal do TCE, o Sistema Ágora tem por finalidade a automatização dos procedimentos de recebimento dos dados e peças processuais que integram os processos de prestação de contas anuais dos administradores e demais responsáveis por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, e, ainda, a automatização de suas análises por parte dos analistas do TCE-CE. As prestações de contas deverão ser enviadas ao TCE-CE até 29/06/2021, exclusivamente em meio eletrônico, por meio do Sistema Ágora.
No que se refere ao RCI-Gestão, que é o Relatório do Controle Interno sobre as Contas Anuais de Gestão, a CGE realizou a automatização de seu processo de elaboração, tornando mais ágil e segura a atividade de apoio aos demais órgãos e entidades do Estado na condução dos seus processos de prestação de contas anual.
Para mais informações sobre o 47° Fórum Permanente de Controle Interno, clique aqui!
Para informações sobre o Sistema Ágora: ÁGORA – Tribunal de Contas do Estado do Ceará (https://www.tce.ce.gov.br/agora).
Para informações sobre o RCI-Gestão: Instrumentos de controle interno fortalecem a gestão administrativa do Estado – Governo do Estado do Ceará, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *