Associados participam de Encontros de Integração do Sistema de Controle Interno promovidos pela CGE




0
14
Os Encontros de Integração do Sistema de Controle Interno surgiram com o propósito de esclarecer dúvidas e questionamentos dos assessores de controle interno das secretarias e demais órgãos do Estado. O evento ocorre semanalmente, de forma virtual, e conta com a participação de auditores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), de assessores de Controle Interno e de associados da AACI. Na última segunda-feira (24/08), ocorreu a 12ª reunião dos Encontros de Integração, que teve como pauta a “Implantação do Programa Integridade”.
Segundo informa Marcelo Monteiro, associado da AACI e coordenador de Controladoria, “a proposta dos Encontros de Integração do Sistema de Controle Interno é estabelecer um canal direto e ágil de comunicação com os responsáveis pela atuação nas funções de controle interno nos órgãos e entidades”.
Conforme o associado, são realizadas conversas informais semanais, de no máximo uma hora, para apresentar alguma informação ou orientação de interesse geral. “A apresentação pode ser feita pela CGE ou pelos participantes. Já tivemos a apresentação de boas práticas e experiências dos assessores de Controle Interno e de representantes das autarquias e empresas. Com as reuniões, estamos buscando compartilhar informações, esclarecer dúvidas e manter um diálogo permanente com os responsáveis pelo fortalecimento do controle interno nos órgãos e entidades”, conclui.
De acordo com nossa associada Elayne Cristina, orientadora da célula de contratos e parcerias, as reuniões contribuem para orientar acerca de diversos assuntos, visando ao aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno. Em algumas ocasiões há a participação de auditores de empresas estatais, em que pese haver reuniões específicas para esse grupo.
Entre as pautas abordadas destaca-se a apresentação do Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), ocorrida no último dia 15 de julho. A ferramenta abordada visa agregar, em um único sistema, dados de órgãos e entidades do Estado, gerando informações que contribuam para a tomada de decisão. A intenção é que os gestores possam acompanhar a situação dos órgãos em tempo real. A apresentação do sistema foi realizada com o objetivo de preparar os assessores de controle interno dos órgãos e auditores das empresas estatais do Estado para a sua utilização.
Para mais informações sobre a apresentação do SIEC, acesse: http://aaci-ce.org.br/portal/associados-da-aaci-apresentam-sistema-de-informacoes-estrategicas-de-controle-no-encontro-de-integracao-do-sistema-de-controle-interno/
Para saber mais sobre o Programa Integridade: https://www.cge.ce.gov.br/projeto/programa-de-integridade-do-poder-executivo-estadual/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here