Auditor é nomeado para o cargo de assessor de Controle Interno da Secretaria da Saúde do Estado.




0
40
Foto: reprodução (Sesa). Assessor de Controle Interno da Sesa, Virgílio Grangeiro, secretário da Saúde, Dr. Cabeto e secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral, Aloísio Carvalho.
O auditor da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Virgílio Grangeiro, foi nomeado, no último dia 07 de junho, como assessor de Controle Interno da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O auditor deve auxiliar na interlocução da Sesa com a CGE. A diretora presidente da AACI, Isabelle Camarão, também esteve presente na ocasião da nomeação e deve contribuir com o assessoramento ao órgão.
Para Virgílio, assumir o cargo de assessor da pasta é um desafio devido à sua dimensão e complexidade. No entanto, esse desafio também se mostra como uma oportunidade, pois “por meio dessa nomeação, será possível mostrar que nós, auditores, podemos fazer muito mais do que a auditoria nos propõe. O cargo de assessor implica uma série de questões, como orientar, avaliar e supervisionar as ações relacionadas ao controle interno, além de diversas outras atividades, e isso é importante para o fortalecimento da carreira de Auditor de Controle Interno”, afirma.
A referida nomeação foi realizada na ocasião da assinatura do Termo de Compromisso para a implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, na Secretaria da Saúde. O programa visa sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança, tendo sido instituído pela Lei nº 16.717, de 21 de dezembro de 2018, com o objetivo de fortalecer e direcionar as instituições públicas para o alcance dos seus objetivos estratégicos e para a entrega dos resultados esperados pela população, de forma regular, eficiente e transparente. A Sesa é um dos primeiros órgãos do Estado a aderir à iniciativa.
Uma das funções do novo assessor será a de administrar e monitorar o Programa de Integridade da Secretaria da Saúde. “O programa trará ainda mais credibilidade para a pasta, pois assim, os processos passarão por um gerenciamento de riscos, controles internos para a prevenção, a detecção e o saneamento de ineficiências e irregularidades, entre outros quesitos importantes para o rígido tratamento desses processos”, Virgílio explana.
O Programa de Integridade deve ser implementado em etapas e de acordo com critérios definidos pela CGE. O Termo de Compromisso foi assinado pelas autoridades máximas das duas pastas, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral, Aloísio Carvalho.
Para mais informações sobre o Programa de Integridade, acesse: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/trabalho-administracao-e-servico-publico/item/6534-lei-n-16-717-de-21-12-18-d-o-26-12-18
Para verificar as atribuições do cargo de assessor de Controle Interno na Sesa: http://aaci-ce.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/06/Sem-título-1.png

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here