Na última terça-feira (27/07), foi publicada, no Diário Oficial da União, a autorização para a realização de concurso público para o provimento de 375 cargos para o quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União (CGU). A autorização foi realizada pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, por meio da Portaria SEDGG/ME N° 8.949, de 26 de julho de 2021.
Serão contempladas as carreiras de técnico e auditor, com cargos disponíveis para áreas de nível médio e superior. São 75 vagas para técnico federal de finanças e controle e 300 vagas para auditor federal de finanças e controle. A responsabilidade pela realização do concurso será da própria CGU, que tem um prazo de seis meses para a publicação do edital de abertura do concurso público, contados a partir da publicação da Portaria.
O concurso pode proporcionar uma remuneração inicial de R$7.741,31 para o cargo de nível médio e de R$19.655.06 para o cargo de nível superior.
O último concurso da CGU ofertou 250 vagas no ano de 2012. A banca responsável foi a Escola de Administração Fazendária (Esaf), que avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas, além de investigação social, e curso de formação.