Campanha Outubro Rosa evidencia a importância da conscientização sobre o câncer de mama


A AACI solidariza-se com esta campanha



0
21
Outubro Rosa é um movimento que tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, visando estimular o autoexame e também a mamografia, para viabilizar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. Neste período, a população, gestores públicos e entidades sociais de diversas áreas se unem para avançar na conscientização sobre a prevenção. A Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI) apoia e se solidariza com esta campanha.
O movimento surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), quando o laço cor-de-rosa, foi distribuído aos participantes. O evento obteve âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta contra a doença. Durante todo o mês busca-se alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo.
Durante o corrente ano, seguiu-se para análise do Plenário do Senado o Projeto de Lei n° 32, de 2018, de autoria da Câmara dos Deputados, que destina oficialmente o mês de outubro à conscientização sobre o câncer de mama no País, integrando o Brasil ao movimento internacional conhecido por Outubro Rosa. O texto dispõe sobre as atividades da campanha e determina que, durante todo o mês, devem ser realizados trabalhos para a conscientização sobre o câncer de mama, tais como atividades educativas e campanhas de informações sobre a prevenção ao câncer.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Este câncer também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estatísticas indicam o aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos, quanto nos em desenvolvimento.
Para ter visualizar o PLC 32/2018, clique aqui!
Para mais informações clique aqui e tenha acesso ao site do INCA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here