CGE realiza Auditoria Interna da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2015




0
12
Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) iniciou, na última terça-feira (28/08), a Auditoria Interna da Qualidade. A atividade deve ocorrer em todas as áreas do órgão até o dia 5 de setembro, e tem como base a Norma Brasileira ISO 9001:2015. Anualmente a CGE realiza a auditoria interna, com intuito de verificar e avaliar o cumprimento dos requisitos da Norma.
A ISO (Organização Internacional para Padronização), a partir da Norma 9001, traz requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que abrange a parte da qualidade do processo, produto ou serviço, com foco na satisfação do cliente. Cada país tem um organismo que faz a tradução dessas normas, no caso do Brasil, ocorre através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A equipe de auditoria designada para a realização das atividades é formada pelos auditores Wescley Soares Silva, Daniel Sousa Costa, Marília Martins França, Wilma Marques de Oliveira, Carlos Rubens Moreira da Silva e Ana Luiza Felinto Cruz. Todos são associados da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI).
Conforme o associado Wescley, “a CGE realiza a auditoria interna com o intuito de verificar e avaliar o cumprimento dos requisitos da Norma ISO 9001, com o devido funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade”, informa.
A Controladoria também passa por auditoria externa e obteve a certificação ISO 9001:2008 nos anos de 2011 e 2014 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Em 2017 a certificação já ocorreu através da NBR ISO 9001:2015 relativa às atividades de Auditoria Interna Governamental, Controle Interno Preventivo, Fomento ao Controle Social, Ações Estratégicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Assessoramento e Suporte Administrativo. A auditoria externa ocorre anualmente para a manutenção do certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here