Dia do Auditor Interno visa homenagear profissionais responsáveis pela observância e controle de instituições


Neste dia de celebração conheça as funções do Auditor de Controle Interno



0
14
O Dia do Auditor Interno é comemorado no Brasil, em 20 de novembro. A data é uma forma de homenagear o profissional responsável pela observância e controle do cumprimento das regras legais de uma instituição, uma empresa ou de uma esfera do governo. No Estado do Ceará, o período faz referência ao Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, que foi instituído por meio da Lei Estadual nº. 14.294, de 07 de janeiro de 2009. A data foi escolhida por ser a mesma da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), no ano de 1960.
No âmbito da administração pública, o Auditor Interno é responsável pelo controle dos gastos do dinheiro público, verificando se estão sendo devidamente aplicados. É com base em princípios como transparência e ética que os Auditores de Controle Interno do Ceará consolidam sua participação na gestão pública.
Cabe à auditoria interna a verificação do cumprimento dos planejamentos estratégicos e operacionais verificando a sua execução e, consequentemente, a efetivação dos objetivos organizacionais. Sendo assim, a Auditoria Interna acaba se tornando um grande colaborador nos processos de gestão da organização fornecendo dados e informações que ajudem na administração e gestão.
A Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI) parabeniza e presta homenagem a todos os Auditores Internos do Brasil, especialmente, aos profissionais que atuam na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).
10 anos de AACI
Neste ano, comemoram-se os 15 anos da existência da carreira de auditor interno no Estado, e a AACI, entidade que reúne servidores que atuam na CGE, comemora os 10 anos de sua fundação. A instituição é uma associação civil, para fins não econômicos, formada pelos servidores ativos e inativos ocupantes dos cargos de Auditor de Controle Interno da Administração Pública Estadual.
Possui como alguns de seus objetivos: Promover a união dos associados em defesa de seus interesses; Representar judicial ou extrajudicialmente os membros da associação na defesa de seus interesses profissionais, trabalhistas, e outros decorrentes de sua condição de auditor; Desenvolver esforço pela constante valorização técnica, ética, profissional, e social dos seus representados, entre outros.
Em vista dos dez anos de existência da entidade e de seus objetivos fundamentais, é válido lembrar que diversas conquistas já foram realizadas, visando a defesa dos interesses dos associados, firmando o compromisso através de metas a serem estabelecidas, proporcionando o bem comum da instituição e dos profissionais que atuam como auditores de Controle Interno.
Para mais informações sobre o Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here