Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno discute o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e conta com a participação de Associados da AACI




0
26
Foto: reprodução (www.cge.ce.gov.br)
No último dia 25 de maio, ocorreu o Encontro de Integração do Sistema de Controle. Associados da AACI participaram do evento, que teve como premissa a apresentação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O referido encontro é promovido periodicamente pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).
A apresentação do Programa foi feita pela secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará, Vanessa Lopes, que destacou que o objetivo “não é punir, mas aperfeiçoar as estruturas de prevenção e combate à corrupção nos três poderes e três esferas”.
De acordo com o portal da CGE, o associado Marconi Lemos, secretário executivo da pasta, falou sobre a importância de parcerias entre os órgãos. “A corrupção é uma situação que demanda a presença de diversos agentes para dar certo, da mesma forma, o combate à corrupção precisa contar com presença de diversos agentes para ser eficiente e obter êxito. No Ceará, a CGE e o TCE têm uma atuação muito próxima, cada um no seu eixo, mas atuando em conjunto”, destacou.
A Diretora Presidente da AACI, Isabelle Camarão, entre outros associados, também estiveram presentes na ocasião, com o intuito de compreender o programa que pretende aprimorar a prevenção por meio de boas práticas dos sistemas de integridade.
O PNPC foi lançado no último dia 25 de maio, em uma ação conjunta entre o TCU, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (​ENCCLA). O programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e de todos os poderes) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
Os Encontros de Integração do Sistema de Controle Interno surgiram com o propósito de esclarecer dúvidas e questionamentos dos assessores de controle interno das secretarias e demais órgãos do Estado. O evento conta com a participação de auditores da CGE, de assessores de Controle Interno e de associados da AACI. 
Para mais informações sobre os Encontros de Integração, acesse: http://aaci-ce.org.br/portal/associados-participam-de-encontros-de-integracao-do-sistema-de-controle-interno-promovidos-pela-cge/
Sobre o PNPC: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2021/05/cgu-e-tcu-lancam-programa-nacional-de-prevencao-a-corrupcao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here