Fortalecimento do Controle Interno é tendência necessária




0
36

A carreira de Auditoria de Controle Interno é comprometida em ofertar melhorias para o serviço público, decorrente do Fortalecimento do Controle Interno. Confira a entrevista com a associada Dra. Sílvia Helena sobre o tema:

O que é o controle interno, na sua visão?

– Uma atividade essencial a qualquer gestão, que tem como função primordial orientar os gestores, de modo que as decisões tomadas assegurem o alcance dos objetivos pretendidos, dentro dos princípios da administração pública e da legislação vigente, com resultados que atendam aos anseios da sociedade, assegurada a transparência dos atos e a participação do cidadão.

Qual a importância do fortalecimento do controle interno?

– Controle interno forte significa gestão forte e resultados satisfatórios. Nesse sentido a constituição estadual prevê a essencialidade das atividades, o seu exercício por servidores de carreira e órgãos de natureza permanente. A consolidação dos controles internos é um caminho sem volta. O momento do pelo qual passa o país, com grave crise em algumas instituições, ao nosso ver é uma grande oportunidade para o fortalecimento do controle interno, que, diferentemente do controle externo, é endógeno a gestão e pode atuar de forma preventiva e pro ativa. Em breve teremos os órgãos de controle abarcando todas as macrofunções de ouvidoria, ética, transparência, auditoria, correição.

A Sra. já conhece o Controle Interno dos Poderes Executivo e do Legislativo do Ceará. É possível realizar uma integração com os Controles Internos de todos os poderes do Ceará?

– Certamente. Tivemos o privilégio de implantar em 2003 a controladoria do poder legislativo e na sequência atuar  na gestão da CGE de 2007 a 2014. Desde outubro passado estamos novamente  à frente da controladoria da Assembleia, tendo celebrado recentemente acordo de cooperação com a CGE e firmado protocolo de intenções do Fórum Estadual de Controle Interno com todos os poderes. Além disso somos a primeira controladoria de outro poder filiada ao CONACI. Todas estas iniciativas são voltadas para a integração dos sistemas de controle interno prevista no artigo 74 da constituição.

Como é o Controle Interno do Controle Externo?

– Uma experiência ímpar! Fazer controle interno do controle externo tem um viés muito positivo. A abertura do poder legislativo favorece sobremaneira as ações de transparência e de ouvidoria, que tem um peso significativo, considerando ser o controle social o mais efetivo dos controles.

Saiba mais aqui e aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here