Fortaleza sedia IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas


Associados da AACI participam do evento que é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará.



0
45
Associados participam do Congresso. (Foto: reprodução/CGE-CE).
O Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é um evento que tem por objetivo a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre a qualidade das políticas públicas. A sua 4ª edição ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro, em Fortaleza, precisamente no Centro de Eventos do Ceará, e sua realização é feita pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.
O encontro reúne palestrantes nacionais e internacionais, pesquisas científicas, oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre Gestores e Servidores Públicos, Integrantes de Tribunais de Contas, Especialistas em Governança e Políticas Públicas, Professores e Estudantes.
Auditores de Controle Interno do Estado, associados da Associação dos Auditores de Controle Interno (AACI), participaram das atividades de hoje, 17/10. Foi realizada a cerimônia de abertura, além de Conferência Magna, proferida pela ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, e Painel Geral com as palestras: “Controle dos TCs, sobre as contas eleitorais no Brasil e na Espanha”, ministrada por Juan Fernando Duran Alba (professor de Direito Constitucional na Espanha), “Justiça Intergeracional e Controle”, por Sérgio Varela Alves (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e “Os desafios do Direito no Século XXI”, por Eduardo Vera-Cruz Pinto (Prof. Dr. da Universidade de Lisboa).
Para a associada Elayne Cristina Chaves Cavalcante, “O Congresso é de grande relevância, pois se trata de assuntos relacionados ao controle e às políticas públicas, trazendo para debate temas ligados a diversas áreas, como: saúde, educação, gestão fiscal, segurança, controle, licitações e contratos. A perspectiva é discutir esses temas e entender como os órgãos de controle podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, buscando o combate à corrupção e a eficiência do gasto público com vistas aos resultados gerados pelas políticas públicas”, afirmou.
Os demais dias do evento contarão ainda em sua programação com painéis paralelos sobre Políticas Públicas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Gestão Fiscal, Controle, Licitações e Contratos. Também constam na programação, apresentações de trabalhos científicos, lançamentos de livros, reuniões técnicas de Comitês e Comissões do IRB, além de feiras e stands, que ocorrerão no dia 18/10.
No último dia (19/10) fecharão o painel: Mariana Mota Prado (Doutora em Direito – Canadá), Alexandre Alves Porsse (Doutor em Economia – Rio Grande do Sul) e Bruno Quick (Engenheiro Civil, especialista em Políticas Públicas – Minas Gerais). A Conferência de Encerramento terá como tema “Política Pública de Estado ou de Governo? Controle de políticas públicas e a efetividade”, do Prof. Dr. Juarez Freitas, presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público.
O IRB tem como finalidade institucional aprimorar as atividades exercidas nos tribunais de contas do País para o competente exercício de sua missão constitucional e para atingir suas metas. Trata-se de uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar ações voltadas para capacitação, debates, seminários e congressos, apoiar e promover iniciativas que busquem a aprendizagem de novos modelos de políticas públicas; estimular a publicação de trabalhos, monografias, revistas, relacionados aos seus objetivos, além de reconhecer e premiar as boas práticas de governança.
Para mais informações, clique aqui e acesse o site do Tribunal de Contas do Estado.
Para acessar o portal do Congresso, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here