Novembro Azul

0
3
A campanha Novembro Azul é um movimento que objetiva incentivar a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de quebrar o preconceito masculino com os exames médicos, que visam à prevenção ao câncer.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, esse é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Fonte: Inca, 2021.
O câncer de próstata não apresenta sintomas no início, o que torna a prevenção muito importante. O exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos quarenta e cinco anos de idade.
Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.
A AACI apoia e se solidariza com essa campanha!
Para mais informações clique aqui e tenha acesso ao site do INCA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here