O Dia do Auditor de Controle Interno é comemorado em 20 de novembro




0
44

O Dia Nacional do Auditor de Controle Interno é comemorado, hoje, dia 20 de novembro. No Ceará, a data foi instituída por meio da Lei Estadual nº. 14.294, de 07 de janeiro de 2009, de autoria do Deputado Lula Morais. Esta data foi escolhida por ser a mesma da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), no ano de 1960.

No âmbito da administração pública, o Auditor Interno é responsável pelo controle dos gastos do dinheiro público, verificando se estão sendo devidamente aplicados. Cabe à auditoria interna a verificação do cumprimento dos planejamentos estratégicos e operacionais verificando a sua execução e, consequentemente, a efetivação dos objetivos organizacionais. Sendo assim, a Auditoria Interna acaba se tornando um grande colaborador nos processos de gestão da organização fornecendo dados e informações que ajudem na administração e gestão.

A Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI) parabeniza e presta homenagem a todos os Auditores Internos do Brasil, especialmente, aos profissionais que atuam na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Pois é sabido que é com base em princípios como transparência e ética que os Auditores de Controle Interno do Ceará consolidam sua participação na gestão pública.

Alguns associados da AACI, auditores de Controle Interno da CGE, prestam congratulações:

“O papel estratégico da carreira de auditor interno deve ser sempre lembrado por causa da necessidade de qualidade nos gastos e a respectiva prestação adequada dos serviços públicos. Para mim, representar a Associação dos Auditores de Controle Interno em duas gestões é uma responsabilidade empolgante na medida em que se fomenta a gestão eficiente dos recursos públicos”, Tiago Monteiro, presidente da AACI.

“O Auditor de Controle Interno tem a nobre missão de controlar os gastos públicos, zelando pelo equilíbrio fiscal que colocou o Ceará em posição de destaque no Brasil e viabilizou ser o Estado que proporcionalmente mais investiu para o bem da sociedade cearense!”, Carlos Eduardo, associado da AACI.

“O auditor é como um guardião da eficiência e efetividade das políticas públicas. O seu trabalho não se limita à fiscalização das despesas públicas, mas, em momento anterior, na garantia do desenho de políticas que atinjam a máxima efetividade no sentido do bem-estar social”, Antônio Paulo, associado da AACI.

“O trabalho do auditor de Controle Interno tem grande relevância para a sociedade, pois contribui com a melhor utilização dos recursos públicos, exercendo auditoria sobre a despesa pública e assessorando os órgãos do Poder Executivo do Estado do Ceará. Parabéns a todos os auditores que contribuem para o fortalecimento do Controle Interno do Estado!”, Elayne Cristina, Diretora de Desenvolvimento Institucional da AACI. 

Parabéns auditores!

Auditores associados da AACI.

Para mais informações sobre o Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, clique aqui!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here