Programa de Educação Continuada da Assembleia Legislativa promove VII Fórum Permanente de Controle Interno


O evento faz parte da programação do Curso “Gestão de Riscos na Administração”.



0
41
(Foto: Arquivo pessoal/Sílvia Helena).
O VII Fórum Permanente de Controle Interno ocorreu na última segunda-feira (20/08), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e contou com a participação da associada da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI), Sílvia Helena Correia Vidal. A ocasião faz parte do Programa de Educação Continuada em Controle Interno (PECCI), e teve como público alvo os servidores dos órgãos envolvidos no processo de gestão da Assembleia Legislativa.
O evento, que teve como tema “A Gestão de Riscos baseada em Processos”, aconteceu como parte da programação do Curso “Gestão de Riscos na Administração”, que na oportunidade, foi ministrado pelo auditor federal de finanças e controles da Controladoria Geral da União, George Moura Colares.
A associada, que atua como controladora da Alece, Sílvia Helena, informa que o PECCI integra os projetos e ações do Planejamento Estratégico da Controladoria para o período de 2018 a 2020 e tem por finalidade oferecer qualificação permanente em controle interno aos servidores envolvidos no processo de gestão da Alece. No entanto, além dos servidores da Assembleia, são também ofertadas vagas aos órgãos integrantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, tais como, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.
Servidores durante o Fórum (Foto: Arquivo Pessoal/Sílvia Helena).
Sílvia destaca que o evento colabora de forma positiva: “Em minha opinião os programas de educação continuada têm sido uma boa prática implantada nas organizações, que vem contribuindo para a melhoria dos processos e das pessoas. Especificamente em relação ao PECCI-Alece, já percebemos que o compartilhamento de conhecimentos e práticas de planejamento, gestão e controle para todos os agentes da organização, tem provocado o despertar de uma cultura de controle em todos os níveis da gestão”, afirma.
No primeiro semestre de 2018 foram ofertadas cerca de 650 oportunidades de capacitação. Entre os cursos já realizados pode-se citar: “Licitações e Contratos”, “Planejamento Estratégico para o setor público”, e ”Mapeamento de Processos no setor público”. Também foram realizados diversos fóruns, com temáticas voltadas para a prestação de contas, modelo de controle interno, transparência, entre outras.
A próxima capacitação acontecerá no período de 27 a 31 de agosto de 2018, com uma carga horária de 20 horas, e abordará o tema “Controle Social, Participação e Cidadania”.  Já o próximo Fórum será no dia 12 de setembro de 2018 e terá como foco “O Plano de Ação para Sanar Fragilidades”.
Para mais informações, clique aqui e acesse o site da Assembleia Legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here