Setembro Amarelo evidencia a importância da participação de toda a população no combate e prevenção ao suicídio

A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, além de prevenir e reduzir os números no Brasil. Atualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no País e mais de um milhão em todo o mundo, o que demonstra a importância da preocupação com a saúde mental e da existência de campanhas focadas na prevenção. Nós da AACI apoiamos e nos solidarizamos com esse movimento.
Durante os últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram nesse movimento que ocorre em todo o País. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O movimento visa ao envolvimento de todos. Qualquer pessoa pode participar, inclusive, na organização de eventos com foco na prevenção e orientação em relação às doenças mentais para a população.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima entre crianças de 10 e 14 anos de idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) destaca, na campanha desse ano, o autocuidado e a empatia no Setembro Amarelo diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Para o Centro, existem fatores protetores e atitudes que podem minimizar situações de crise, como: “receber e dar um telefonema a um amigo ou familiar, assistir lives significativas, descobrir novos talentos, amparar-se na leitura e falar com alguém sobre suas dores e sofrimentos e outras formas de cuidado consigo e com o outro”.
Para mais informações, acesse: www.setembroamarelo.org.br
Para buscar ajuda, acesse: www.cvv.org.br/quero-conversar/
Para visualizar a Cartilha “Suicídio – Informando para Prevenir”, clique em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14
Para conversar com um voluntário do CVV, ligue para 188 de todo o território nacional. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias, de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *